Preencha o formulário abaixo para receber um e-mail com o código de autorização necessário para redefinir sua senha.
A Zea Sementes nasceu em 2012, iniciando o desenvolvimento do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) próprio, embasando os trabalhos sequenciais focados em melhoramento genético e dando capacidade competitiva à empresa no mercado nacional.
Em 2014, após dois anos de negócios formais e informais, a empresa iniciou os trabalhos de melhoramento de milho e sorgo.
A Zea realizou a criação de seu CNPJ no final de 2016, passando a ser denominada de Zea Sementes S.A, e em 2017, tornou-se empresa Incubada do IEBT/Centev, onde permaneceu nesta condição até 2021, logo após tornou-se empresa residente Parque Tecnológico do IEBT/Centev/UFV, onde permanece até os dias atuais.
A Zea Sementes S/A, empresa totalmente nacional e objetiva atua fortemente em curto prazo, principalmente no mercado nacional de sementes de milho e de sorgo, a fim de sedimentar as novas marcas comerciais (RVM e ZSB)
A Zea é detentora de tecnologia constantemente atualizada, envolvendo métodos de melhoramento genético de milho – similar às das grandes empresas do ramo, tanto nacionais como multinacionais – métodos estes que, aliados ao amplo conhecimento (know how) de seus melhoristas. Dos diversos germoplasmas disponíveis, em geral, permitem eleger os melhores entre eles, bem como selecionar e explorar suas melhores combinações agronomicamente positivas, permitindo extrair linhagens endogâmicas elites superiores, as quais possibilitam o desenvolvimento de modernos e excelentes tipos de cultivares, para os mais diversos fins, usos e tecnologias, direcionados às várias regiões edafoclimáticas do país
A empresa segue desenvolvendo e ampliando significativamente seu mercado atual com um portfólio de produtos inovadores, com ótima relação custo/benefício, atendendo todos os níveis tecnológicos existentes, em todas as regiões do Brasil, safra e safrinha. Potencializando continuamente cultivares competitivas, modernas e próprias de milho, podendo ser convencionais e transgênicas, e de sorgo convencionais, conforme demanda. Buscando sempre a inovação e a criação, acompanhando as novas tendências de mercado.
• Desenvolvendo linhagens elites superiores (paternais), convencionais e transgênicas, através de técnicas de melhoramento genético, principalmente usando autofecundações sucessivas e retrocruzamentos.
• Realizando cruzamentos dirigidos (hibridação por “topcrosses” e dialelos) entre linhagens selecionadas de alta capacidade combinatória positiva entre si.
• Gerando cultivares (variedades e híbridos), convencionais e transgênicos, competitivos, de alto desempenho agronômico e de produtivo.
• Ensaios locais, regionais e nacionais de milhares de novos híbridos experimentais da Zea, milho e sorgo, ano a ano, safra a safra, visando seleção, por meio do Setor de Desenvolvimento de Produtos da empresa, prélançamentos e lançamentos dos híbridos superiores e competitivos, convencionais e transgênicos, no mercado brasileiro.
Composto por inúmeras “entradas”, o Banco Ativo de Germoplasmas atual da Zea possui milhares de linhagens endógamas elites de amplo espectro de sangue e origem, e de linhagens endógamas “top” recentes (origem e sangue novos): todas em condições de gerar híbridos superiores de milho de genética avançada; sempre com alta competitividade agronômica. Além disto, há centenas de novas linhagens em vários níveis de desenvolvimento (endogamia), usando novas “entradas” ou fontes de germoplasmas atuais do BAG; provenientes do país e do mundo.
A Zea Sementes usa seu BAG atual de Milho (Convencionais e Transgênicos) e de Sorgo (Convencionais), constituído por grande diversidade de entradas (compostos, populações, “pools”, variedades, híbridos, sintéticos, linhagens etc) representativas de todos os tipos de germoplasmas tropicais, subtropicais e temperados do Brasil e do mundo, dando sequência ano a ano, ao seu Programa de Melhoramento, iniciado formalmente em 2014, usando métodos tradicionais e modernos de melhoramento, visando lançamentos contínuos de cultivares próprias competitivas, de milho e sorgo, que possam ocupar áreas significativas e crescentes, ano a ano, no mercado brasileiro principalmente. A atualização do BAG é um processo feito pelos melhoristas da Zea, introduzindo, classificando e caracterizando novas entradas de milho, sorgo, etc..
Paralelamente ao BAG Convencional, a Zea sempre introduz fontes de transgenia de modo geral (tolerância a insetos, a herbicidas etc), usando principalmente excelentes germoplasmas transgênicos disponíveis no mercado (conforme direito do melhorista) e desenvolvendo linhagens transgênicas próprias. Atualmente, a empresa já possui centenas, em vários níveis de endogamia. Ou seja, a Zea criou e está desenvolvendo continuamente seu próprio BAG Transgênico, possuindo alguns lançamentos comerciais (2023/24) de híbridos transgênicos próprios para tolerância ao Glifosato, e novos híbridos comerciais transgênicos próprios para tolerância aos insetos, quando e se for o caso, sob licença das detentoras multinacionais das respectivas patentes ainda em vigor no Brasil..
A Zea já possui atualmente, 23 cultivares de milho dos principais tipos genéticos (HS´s, HT´s, HD´s), Convencionais e Transgênicos, para os diversos fins e usos agrícolas (Grãos, Silagem, Milho-Verde etc), devidamente registrados no Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) – ver site oficial do MAPA (Registro Nacional de Cultivares – RNC/MAPA) – e inscritos no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), disponíveis para o comércio legal em todo o território nacional, seja em uso próprio, ou licenciados a terceiros, ou em coparticipação, ou em transferência de titularidade etc.
Para qualquer lançamento comercial dos cultivares transgênicos da Zea, registrados no RNC/MAPA, cuja patente dos seus respectivos eventos transgênicos ainda está em vigor no Brasil, a empresa irá aguardar a devida licença das detentoras destas patentes.
A Zea iniciou a produção comercial, em 2023, de seu primeiro híbrido transgênico para tolerância ao Glifosato, o RVM 40 G, precoce para média e média alta tecnologia, acompanhando tecnicamente o pré-lançamento do RVM 30 G, também transgênico para tolerância ao glifosato, precoce para média alta e alta tecnologia
Disponibilizar continuamente, com qualidade, eficácia e rentabilidade, produtos e serviços inovadores que proporcionem maior produtividade e retorno aos clientes.
Ser a referência no mercado de agricultura de precisão, com presença efetiva em todo o território de atuação, provendo soluções adequadas ao cliente.
Respeito às pessoas, às instituições, à sociedade e ao meio ambiente, compromisso com os colaboradores no seu crescimento pessoal e profissional.